O ano de 2022 ficou pra trás e trouxe muitas datas fortes que favorecem as contratações temporárias, como Black Frifay e Copa do Mundo. Segundo a Associação Brasileira do Trabalho Temporário, foram 1 milhão de vagas abertas em todo o Brasil.
“Estamos percebendo aumento de vagas, especialmente nas redes varejistas. Temos vários projetos com grande quantidade de vagas em andamento”, disse Guilherme Lopes, da RH Mattos. “Quem está à procura de uma colocação no mercado de trabalho deve aproveitar o momento.”
A grande questão não é apenas como conquistar uma dessas vagas temporárias, mas como transformá-la em algo fixo. Especialistas na área de recursos humanos respondem, dando dicas de como ir bem no processo de seleção e, depois, como demonstrar bom desempenho para continuar contratado.
Cuidados aos preencher o perfil na seleção
Um perfil profissional preenchido por completo nos sites de vagas aumenta as chances de ser convidado para os processos seletivos.
“É importante reservar um tempo para isso, atentando-se, principalmente, às informações solicitadas por quem oferece a vaga, para que nada deixe de ser informado”, diz Márcio Monson, Diretor de recrutamento e seleção.
Também não esqueça da carta de apresentação: ela deve mostrar suas experiências, metas alcançadas, projetos dos quais participou.
“A candidatura deve ser feita com dedicação, ou seja, é a oportunidade de o candidato demonstrar seu interesse pela vaga e o momento de ‘vender seu peixe’. Dessa forma, também fica mais claro para o recrutador identificar e compreender as vivências do profissional”, diz Márcio.
Não descuide do seu LinkedIn: mantenha-o atualizado
Muita gente ainda se questiona se o LinkedIn é de fato uma vitrine para quem busca uma colocação ou se é usado por recrutadores. Os especialistas são unânimes em garantir que sim. Por isso, o perfil deve estar constantemente atualizado, e não somente durante o período de candidatura a uma vaga.